É um blog ligado ao entretenimento que tem a visão de passar informações sobre a Cidade de São Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Ilê Aiyê
O Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, ao longo de seus 36 anos de existência, levou às ruas de Salvador durante o Carnaval diversos temas relativos à história e culturas de países africanos, além da história das organizações de resistência negra no Brasil e na diáspora.
Esta ação afirmativa implementada pela entidade vem contribuindo com o fortalecimento da identidade dos afro-descendentes, transmitindo conhecimentos, fazendo educação de massa com suas canções, elevando a estima da população, minimizando as distorções e equívocos que a historiografia oficial sustentou ao longo dos séculos, acerca da história da África e dos seus descendentes na diáspora.
No último carnaval, o Ilê mostrou a História de Resistência Negra de Minas Gerais, sua riqueza cultural e suas manifestações de origem africana como congadas e reisados pelas suas lendárias personagens do passado e do presente, a exemplo de Xica da Silva, Xico Rei, Pelé, Milton Nascimento, dentre outros.
Ivete Sangalo
Ivete Maria Dias de Sangalo (Juazeiro, 27 de maio de 1972) é uma cantora e compositora brasileira. Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 3,78 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês. Em sua carreira solo, já vendeu mais de 14 milhões de cópias e se transformou em um dos maiores Ícones da música brasileira.
Em sua carreira já ganhou o Grammy Latino de 'melhor álbum brasileiro de raízes/música regional', e é recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 9, e ganhadora de três prêmios da 3° Open Web Awards.
Cultura Salvador
Salvador fica localizada no Brasil e tem uma cultura totalmente diferenciada do resto do país, principalmente com relação à religião que se divide entre a católica e o candomblé. As festas são muito características em Salvador e seu povo tem a característica de ser muito hospitaleiro e animado. Muitos países no exterior vêem o Brasil com base na cultura baiana, na qual Salvador tem grande parcela de contribuição.
Por ser de uma cultura muito vasta, eles também têm bases em diferentes pontos, como por exemplo, no teatro. A arte é tão importante que Salvador conta com mais de vinte e nove teatros espalhados por tudo território. Não há como negar também a influência da cultura Afro, vinda diretamente da áfrica, seja com a religião ou qualquer outro aspecto.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Praça do Campo Grande (2 de Julho)
O Largo do Campo Grande em Salvador é também conhecido como Praça Dois de Julho, foi durante um período do século XIX pasto para animais. Construído em 1850, recentemente o Campo Grande sofreu uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Caribé.
No centro da praça existe um monumento enorme em homenagem ao caboclo, simbolo da resistência da independência da Bahia, em 2 de julho de 1823. Aqui em Salvador essa data, 2 de julho é bem lembrada, serviu de batismo para um largo, uma praça, várias ruas e antigamente ao aeroporto, pois o Brasil teve sua independência oficial declarada em 1822, mas em Salvador, as tropas portuguesas só foram completamente expulsas em 1823.
Experimente Salvador
Só quem experimenta Salvador da Bahia sabe o gosto que essa terra tem e entende por que a capital baiana é um dos principais destinos turísticos do mundo… Saboreie todos os cantos e todos os temperos dessa Feliz Cidade. Bem vindos à Capital da Alegria! Bem vindos à Salvador da Bahia!
A Cidade
A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de “Capital da Alegria”, devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e “Roma Negra”, por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.
Igreja do Senhor do Bomfim
Assim começa a historia da fé ao Senhor do Bonfim em Salvador. Em 1745, na semana de páscoa, a imagem esculpida em cedro chega a capital e é colocada na igreja de Nossa Senhora da Penha da França, no bairro de Itapagipe. As associações de fiéis comandadas por Teodózio Rodrigues começam a se formar logo que a imagem chega ao país. E esse número aumenta gradativamente à medida que diversos milagres acontecem. A idéia da construção de uma igreja para o Senhor do Bonfim também cresce na proporção dos milagres, romarias e doações feitas.
A Igreja do Senhor do Bonfim teve sua construção concluída em 1754. A imagem do Nosso Senhor do Bonfim chega na Colina Sagrada no morro de Monte Serrat em procissão. Um dos locais mais altos de Salvador e com vista para a Baia de Todos os Santos é até hoje a moradia a imagem trazida no século XVIII.
A comemoração ao Senhor do Bonfim é feita na primeira quinta-feira depois do dia de Reis. O percurso da festa vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bonfim. A festa começa de manhã e se estende tarde adentro com os agradecimentos e toda a fé que os baianos tem pelo Santo. Além de ser uma das comemorações religiosas católicas mais antigas em Salvador, o lado profano da festa não falta com barracas de bebidas e comidas típicas. Até o ano de 1998, mini-trios elétricos participavam do cortejo. Mas para preservar as tradições religiosas da festa a Prefeitura Municipal e a Arquidiocese de Salvador, vetaram essa participação.
Fé e devoção em forma de fita – As tão famosas “fitinhas do Senhor do Bonfim” tem uma história tão antiga quanto a Igreja. De acordo com documentos recém descobertos, as data de criação das fitinhas está por volta de 1792. Quando foi criada, a fitinha do Senhor do Bonfim era chamada de “medidas”. Pois possuía o tamanho da medida do braço da imagem do Senhor do Bonfim que ficava em Salvador. Na época a “medida” era feita de panos nobres bem parecidos com a seda, possuíam frases e imagens do santo. E a cada romeiro que visitava a Igreja era permitido levar uma “medida” como forma de levar um “pedaço” da devoção.
Praia da Ribeira
Praia da Ribeira é o lugar preferido dos boêmios da cidade. Nos finais de semana, a praia fica lotada de gente que vem desfrutar dos bons restaurantes típicos do lugar. O sorvete é reconhecido como o mais tradicional e saboroso de Salvador. A carne de sol com macaxeira (aipim) também é muito procurada.
O pôr-do-sol de lá é imperdível.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Porto da Barra
Festa de Iemanjá
Dique do Tororó - Salvador - Bahia
O Dique do Tororó, comumente reduzido para Dique, é uma lagoa artificial localizada em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É delimitada atualmente pelo bairro do Tororó em sua margem esquerda, pelo do Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pelo Estádio Octávio Mangabeira, conhecido por Fonte Nova, e, ao Sul, pelo bairro do Garcia. É margeada pelas avenidas Presidente Costa e Silva e Vasco da Gama - que ao Sul convergem para a avenida Centenário e o Vale dos Barris.
Forte Humaíta
No ponto externo da península, está a Ponta do Humaitá, de onde se vê um belíssimo por do sol emoldurado pelas águas azuis e por algumas das 36 ilhas da Baia. Neste local, existe um farol e um pequeno conjunto religioso formado por uma igreja e um mosteiro
Forte São Marcelo
Assinar:
Postagens (Atom)